Search
Close this search box.

Tipos de sapata e sua função em uma obra

A sapata é definida como elemento de fundação superficial, feita de concreto armado, sua dimensão é feita de modo que as tensões de tração nela sejam resistentes. É de extrema importância, fazendo a sustentação do peso da construção e distribuição da carga no solo. A sapata é indicada para solo estável, suportando grandes capacidades de cargas, comparadas a outros tipos de fundação. Em planta sua base é quadrada, retangular ou trapezoidal, sendo indicada caso as sondagens de reconhecimento do subsolo indiquem a presença de argila rija. Uma boa sapata depende do concreto e da ferragem, e tem o interior constituído de malha de ferro.

Neste texto vamos apresentar sobre alguns tipos de sapatas, então vamos conferir.

Fundações superficiais

Sapata Isolada: é um elemento de concreto de forma retangular nos pontos que recebem as cargas dos pilares, sendo um dos tipos de fundações superficiais mais simples e comuns. Recomendada para a composição de fundações em terrenos firmes.

Sapata Corrida: é uma pequena laje armada que recebe o peso das paredes, e distribuí por todo o terreno. Sua carga fica distribuída linearmente ou em pilares formando um mesmo alinhamento. Costuma ser utilizada em construções de pequeno porte, como casas e edificações de baixa altura, muros de divisa e de arrimo, galpões, piscinas, entre outros.

Sapata associada: possui conceito simples, se tratando de duas sapatas que distribuem o peso de dois pilares ao mesmo tempo. Costuma ser usada quando duas sapatas isoladas ficam muitos próximas, devido a falta de espaço e por isso é utilizada, evitando que as bases fiquem sobrepostas, atrapalhando a construção.

Sapata de divisa: é comum ser usada em divisas de terreno ou estruturas próximas de obstáculos, sendo dimensionada com uma viga de equilíbrio, dividindo os esforços entre a sapata e o pilar.

Fundações profundas

Estacas: possuem grandes comprimentos e seções transversais, podendo ser perfuradas ou cavadas. Podem ser feitas de aço, madeira ou concreto pré-moldado.

Tubulações: são indicadas para obras que possuem cargas elevadas, como prédios, pontes e viadutos.

Verificação e execução das sapatas

Antes de iniciar a concretagem a rocha ou o solo deve ser vistoriado por um geotécnico, que fará a confirmação da capacidade de suporte.

Para evitar problemas futuros procure um profissional qualificado para fazer a topografia e alinhamento entre os centros de gravidade do pilar, pois qualquer falha colocara em risco a estabilidade de sua estrutura.

Lendo nosso texto você descobriu quais são os tipos de sapatas de fundação, esperamos ter contribuído com sua pesquisa e fique atento a mais textos como esse.

Boa obra a todos!