O primeiro passo ao iniciar uma construção, é fazer a locação do terreno, isto é, transferir em escala real os elementos presentes na planta para o terreno. Especialistas comentam que essa, talvez, seja a etapa mais importante de toda a construção, pois, qualquer erro cometido neste início pode acarretar grandes problemas no desenvolvimento da obra.
Para realizar esse processo de demarcação, é importante que o terreno já esteja limpo e plaino. O primeiro passo a ser feito, é a elaboração do gabarito, ou seja, utilizando pontaletes e tábuas, se determina todo o contorno da obra, deixando evidente onde ficarão as paredes que farão divisa com os vizinhos e o recuo exigido em cada obra especifica.
Feita a demarcação, é necessário fazer a verificação. Essa etapa da obra, é para confirmar, se de fato, o gabarito está alinhado e dentro do esquadro, assim, garantindo que a construção siga a metragem na qual foi planejada.
Para tal ação, normalmente, é realizado a técnica do triangulo retângulo perfeito: o responsável pela obra, junto a algum prestador de serviço escolhe um canto do gabarito e utilizando uma trena marca 4m para um lado e 3m para o outro (pode-se usar outras medidas, desde que sejam múltiplas dessas apresentadas), depois é só verificar se a distância entre a marca de 3m e a de 4m, na diagonal, mede 5 metros, assim garantido que o gabarito esteja em 90 graus. (É importante realizar essa operação nos quatro cantos do gabarito).
Continuando o processo, é o momento de marcar as paredes e determinar os cômodos da casa. Com o gabarito pronto e verificado, coloca-se pregos nas madeiras do gabarito, o lugar de fixá-los, normalmente já estão demarcados na planta. Após fixar os pregos, usa-se uma linha ou fio, e esticando-o de um lado para o outro formando o desenho da casa e seus cômodos. Para ajudar na visualização, pode-se também jogar cal no chão demarcando onde ficarão as paredes, a partir das linhas que foram esticadas.
Para finalizar esse processo de locação de terreno, pode-se fazer as marcações da fundação da obra. Esse processo é simples, basta marcar no chão, utilizando um pontalete de centro, a partir dos pontos de intersecção das linhas, ou seja, onde as linhas se cruzam, ali serão feitas as colunas de sua construção.
Para saber mais sobre construção e reforma, continue ligado em nosso site e não esqueçam de nos seguir nas redes sociais.
E não deixem de comentar quais são as suas dúvidas, nós do portal do construtor estamos aqui para te ajudar!