Essa época do ano é tradicionalmente conhecida pela luminosidade. Cidades, centros comerciais, shoppings e as casas são enfeitadas para celebrar o natal. Mas, como o assunto aqui é construção, não poderíamos deixar de falar sobre o projeto luminotécnico das obras.
A princípio, ao projetar as luzes da sua obra o que se deve analisar é: Qual é a função de cada ambiente? Diante de uma sala você tem que pensar: esse ambiente será de descanso ou trabalho? Essa primeira análise deve ser feita pois as luzes transmitem emoções, sensações, sentimentos, portanto, para cada ambiente se deve colocar a luz certa para manter a perfeita harmonia de sua obra.
Em linhas gerais, há duas principais cores de luz. Comecemos pela branca. Essa cor normalmente é utilizada em ambientes técnicos, em espaços que precisam de atenção. Por exemplo, as luzes de hospitais, shopping, escritórios e lugares de trabalho em geral, quase sempre é branca, isso ocorre por motivos óbvios, esses ambientes precisam de uma melhor claridade.
Já a segunda cor, a amarela, normalmente é utilizada em ambientes que proporcionam descanso e conforto. Espaços como um sala de TV, restaurantes e alguns bares, optam por essa cor, justamente proporcionando um ambiente charmoso, sofisticado e aconchegante.
Um ponto importante a comentar é; cor de lâmpada não tem nada haver com claridade, isso porque, a claridade depende da quantidade de lâmpadas não da cor das mesmas.
Há outra coisa que se deve levar em conta ao fazer um projeto luminotécnico. As lâmpadas têm o poder de esconder, ou deixar alguma coisa em evidência, ou seja, se houver algum lugar da sua casa que você não quer que chame atenção, por qualquer motivo que seja, é só não deixar esse ambiente claro. Em contrapartida, se há uma parede ou um quadro que você queira deixar em evidência, é só caprichar na luz nesses lugares.
Não podemos encerrar essa matéria, sem falar da importância da luz natural nos projetos luminotécnicos. Pode-se usar as melhores lâmpadas, mas nenhuma vai chegar perto da luz natural, dessa forma, não dispense a luz do sol em seus projetos e aproveite o que a natureza nos oferece para deixar sua casa ainda mais iluminada.
Por fim, o que vale lembrar é que as luzes da obra são um ponto primordial, os profissionais de arquitetura e designer de interiores utilizam muito desse material para deixar seus projetos ainda mais charmosos, por isso, use e abuse das luzes, sempre pensando no qual é a sensação que cada ambiente precisa transmitir.