Search
Close this search box.

Hoje vamos falar um pouco sobre um sistema de tecnologia que vem revolucionando o mercado de trabalho. É a Tecnologia BIM, que nada mais é do que uma metodologia de modelagem 3D, que permite que os profissionais de áreas de engenharia e arquitetura (principalmente) tenham toda a informação que lhes são necessárias para um bom planejamento, uma boa projeção, fácil execução e gerenciamento de edificações com muito mais eficiência em um projeto.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/219832025549282036/

A sigla BIM é a abreviação para “Building Information Model, que tem por tradução “Modelagem da Informação da Construção”. É muito comum que profissionais da área de arquitetura e engenharia elaborem seus projetos em softwares de desenho 2D, contudo, esse sistema BIM está bem à frente dos demais.

Os programas que trabalham com a Tecnologia BIM, permitem que os profissionais tenham acesso e controle durante todas as etapas e informações de uma obra, isso inclui as seguintes fases:

  1. Visualização dos objetos que irão compor a obra;
  2. Um acompanhamento detalhado dos projetos físicos do objeto, em 2D e 3D ao mesmo tempo;
  3. Acompanhamento do custo da obra;
  4. E de quebra, uma redução no número de pedidos de informação.

Além dessas facilidades que a Tecnologia BIM proporciona, também temos outros pontos positivos para apresentar! A integração de todos os dados em um único local, justamente com a sua praticidade, também facilita para que haja o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção em uma obra. Os profissionais podem, inclusive, trabalhar no mesmo projeto simultaneamente, desde projetistas, arquitetos, engenheiros, os próprios fornecedores de materiais, gerentes ambientais e, os clientes. Desta maneira, outro fator acaba sendo muito favorecido, pois acaba gerando um maior valor agregado na obra.

Lembre-se, se forem construir, consultem os profissionais que serão responsáveis por suas obras. Bom trabalho, pessoal!