Search
Close this search box.

O que é um forro para casa?

Antes de iniciarmos nosso texto, vamos entender primeiro o que é um forro. O forro é uma composição arquitetônica que tem a função de diminuir o volume do ambiente, sua instalação promove o isolamento térmico e acústico do local, além de proporcionar beleza ao espaço.

Pensar no acabamento de uma casa é muito importante e na hora de escolher que tipo de forro usar, temos que levar em conta o que melhor dará personalidade ao seu lar, por isso é importante avaliar os tipos de forros, escolhendo o que melhor se adequa ao seu espaço. Se ainda estão na dúvida e não sabem qual forro escolher, nós estamos aqui para ajuda-los. Pode surgir a seguinte dúvida: “Qual forro é o melhor para minha casa?”

Na hora de escolher o forro ideal, deve-se levar em conta a estética da proposta, bem como a necessidade do ambiente e o orçamento da obra. Dentre os mais requisitados no mercado, estão os forros de PVC e de gesso, que atendem aos pedidos e necessidades da maioria.

Citaremos aqui alguns exemplos de tipos de forros: PVC, gesso, cimento, metal, madeira, isopor e o knaul.

Dentre esses exemplos escolhemos dois que são os tipos de forros mais procurados na atualidade.

Forro PVC: O forro PVC foi projetado para ter vida útil por mais de 30 anos e seu custo benefício é o mais barato, sendo um material leve e acessível, não precisando de pintura. Seus modelos variam em lisos (recomendado para áreas internas), frisados (recomendado para áreas externas), e especial (são peças revestidas que aparentam outros materiais), todos eles têm estrutura resistente à água. A instalação do PVC é fácil, rápida, evita sujeiras com mais facilidade e não exige manutenção.

https://bremenkampconstrucao.com.br/forro-para-teto-vantagens-e-desvantagens-de-cada-tipo/

Forro Gesso: Já os forros de gesso são os tipos mais procurados pelas construtoras e por consumidores, sendo um material versátil e de estrutura diferente em seu estilo de decoração. O forro de gesso é usado para o rebaixamento de teto com luz embutida, deixando o ambiente aconchegante e moderno. É possível encontrar dois tipos de acabamento em gesso, vamos conferir:

Gesso acartonado (drywall): é composto por placas maiores, revestidas por papel acartonado, sendo fixado em uma estrutura metálica que permiti a criação de formas e desenhos no teto.

https://www.st.eco.br/nossas-solucoes/gesso-acartonado/

Gesso não moldurado (tradicional): são compostos por placas pequenas, alinhadas lado a lado, mas que aparentam ser peça única.

https://www.totalconstrucao.com.br/forro-de-gesso/

As vantagens do forro de gesso são as de instalação rápida e fácil, porém requer limpeza do espaço, devido à grande sujeira que acaba se acumulando ao longo da obra. Apresenta um bom custo benefício, isolando barulhos e equilibrando a temperatura do espaço. Sua desvantagem é ter grande sensibilidade à água, podendo ficar com aspecto amarelado ou mofado.

Agora que vocês já conheceram os principais tipos de forro, não esqueçam de avaliar o seu espaço e as condições em que ele se encontram para evitar um prejuízo futuro, boa obra a todos!