Quando pensamos na elaboração de novos ambientes na casa levamos em conta a praticidade e a sofisticação, para isso temos uma solução fácil e muito utilizada, a aplicação de textura nas paredes!
Há uma grande variedade de produtos e designs que harmonizam seu espaço de acordo com o desejado, mas atenção, pois devem ser escolhidos cuidadosamente, para isso elaboramos alguns passos para que a execução da textura fique perfeita obtendo um resultado satisfatório, então vamos aos passos:
1) Escolha da textura: Definir qual é o acabamento desejado é o primeiro passo. São infinitos desenhos e texturas padrões que podem ser feitas com rolos deixando sua parede rugosa. É preciso escolher bem a textura da massa que irá utilizar, sendo ela lisa ou granulada para ter o efeito desejado.
2) Ferramentas: Nesse segundo passo iremos escolher as ferramentas mediante a definição do aspecto que escolhemos. A ferramenta mais importante é o rolo, que possui vários modelos, permitindo criar um acabamento personalizado. Para isso temos algumas sugestões de rolos:
- Rolo de borracha; tem aspecto mais artístico, apresentando uma infinidade de desenhos, que permitem uma maior praticidade, basta aplicar a massa homogeneizada rolando para desenhar. É recomendado para áreas internas, permitindo um toque mais artístico;
- Rolo de nylon ou vinil: Seu material é mais durável e pode ser conhecido como “rolo-macarrão” ou “cabelo de anjo”. É uma opção mais cara, mas também requisitada;
- Rolo de espuma baixo: É indicado para ambientes internos, sendo utilizado em áreas de passagem, deixando a rugosidade da parede não tão alta;
- Rolo de espuma médio: Possui aspecto mais grosseiro, sendo utilizado em áreas internas, exceto em corredores e passagens;
- Rolo de espuma alta: Tem aspecto rústico, por isso é usado em áreas externas e para regularização de superfícies, sendo visível sua textura. É importante lembrar de ter extensores, baldes, espátulas, misturadores, equipamentos de proteção e isolamento, essas são ferramentas essenciais que compõem nosso processo de textura.
3) Aplicação de selagem antes da textura: O preparo da parede antes da textura é fundamental, pois pode haver alguns problemas como desplacamentos e não aderência da massa, para isso lembre-se de primeiro nivelar a parede, fechando buracos e aplicar seladoras específicas.
4) Preparo do produto: A maioria das massas vêm de forma concentrada e precisam ser diluídas em água. Siga as recomendações do fabricante colocando a quantidade de água necessária.
5) Aplicação: Após o preparo do produto iremos aplica-lo fazendo movimentos firmes, sem deixar emendas, utilize o extensor durante a aplicação e estejam atentos a falhas entre os desenhos, as corrigindo, pois, após a secagem pode não ser possível.
6) Cuidados extras: Fiquem atentos a ambientes úmidos ou muito quentes pois podem interferir significativamente nos materiais. Não utilize massa que tenha caído e secado. Se necessário utilize andaimes para paredes altas e conte com uma quantidade de profissionais para que não haja emendas. Viram só como é simples fazer uma parede com textura? Façam já o teste, boa obra a todos!