Search
Close this search box.

Jardim Vertical em pequenos espaços

Se você sempre teve vontade de ter um jardim em casa, mas por falta de espaço e recursos desistiu, temos uma ideia para você! Já pensou em ter um Jardim Vertical? Não? Então vamos apresentar em alguns passos como você pode ter o seu!

O Jardim Vertical ou Paredes Verdes, são uma inovação do paisagismo, eles permitem preencher paredes internas e externas com plantas, tornando o ambiente mais verde e também são a solução para lugares com pouco espaço. Existem várias formas de fazer seu jardim, vamos elencar algumas:

Parede Verde ou Jardim Vertical

Essa técnica não deixa nenhuma parte do concreto à mostra, preenchendo toda a parede, e o melhor, basta escolher o espaço que deseja fazer seu jardim e seguir os seguintes passos:

  • Impermeabilizando a parede: Esse processo precisa acontecer para que as plantas possam ser regadas no decorrer dos dias sem danificar as paredes;
  • Também podemos escolher uma tela de aço ou também pallet envernizado, fixando-os na parede com ganchos;
  • Demarque o espaço e instale arames com espaçamentos, de forma que fiquem firmes;
  • Utilize os arames encaixando-os nos furos dos vasos, preenchendo todos os espaços;
  • Agora é só prender as plantas na sua tela, ou pallet e está pronto seu Jardim Vertical.

Como escolher as plantas para meu Jardim Vertical?

Seu jardim pode ter diversos tipos de plantas, mas, lembramos que é necessário analisar o ambiente escolhido e fazer uma verificação para saber se o mesmo recebe luz solar ou não, vendo que há plantas que precisam de sol e outras de sombra.

Para ambientes com muita luz solar sugerimos plantas como a Calathea, Espada de São Jorge, Jiboia, Trapoeba roxa, Barba-de-Serpente, Bromélias, Costela-de-Adão e Peperômia.

Para ambientes internos e sem luz solar, recomendamos Calathea Zebra, Maranta-cinza, Clorofito, Abacaxi-roxo e Pleomele.

Jardim Vertical com Cachepots

Esse estilo de Jardim Vertical é composto de cachepots (um pequeno vaso), que pode ser de madeira, cerâmica ou plástico, sendo fáceis de fixar na parede. Sua organização varia com a criatividade de cada pessoa, já que eles não preenchem a parede toda, mas podem produzir o efeito cascata quando utilizamos Samambaias ou Avencas, que são plantas que têm caimento.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/2885187249439352

Jardim Vertical com Treliças

Já nesse estilo, a treliça é um modelo charmoso, feito de madeira (dentre outros materiais), que podem ser encontrados em lojas de decoração. Os vasos são adicionados nos vãos das treliças, deixando espaços de 15cm à 20cm, que permitem visualizar as diferentes plantas. Lembrando que as treliças podem ser pintadas de acordo com a cor que combine com o ambiente da casa.

Fonte: https://i.pinimg.com/550x/77/43/b9/7743b9d1c251b8f352bb57f8ef057cbf.jpg

Cuidados com o Jardim Vertical

Fiquem atentos aos cuidados com as plantas, pois como qualquer jardim, esse também requer manejos como regar, não deixar acumular água, retirar folhas danificadas e o cuidado com insetos.

Agora que já sabemos como fazer um Jardim Vertical e escolher qual o modelo mais bonito podemos utilizar, é só escolher um espaço e modelo de jardim e mãos à obra! Boa obra a todos.