Obras e reformas demandam planejamento, organização e cuidados específicos que devemos ter antes de iniciarmos, desde pesquisa de materiais, preços e profissionais que irão atuar dentro da sua casa, sendo assim, o cronograma é o controle da obra! Uma estratégia que nos ajuda a economizar tempo e dinheiro, prevenindo atrasos e estabelecendo um tempo para que as etapas sejam concluídas.
Existem dois tipos de planejamento: a longo prazo, que engloba todo o projeto, e um plano estratégico, onde são estabelecidas metas do início ao fim da obra. Já o outro, é o planejamento a médio prazo, que tem como objetivo um nível de detalhamento maior, sendo menor a sua duração. Se você planeja fazer uma obra em sua casa e ainda não sabe como começar fique atento as nossas dicas!
Queremos elencar alguns passos para a elaboração de um bom cronograma, vamos conferir:
- Busque um profissional qualificado para realizar sua obra;
- Definir o espaço onde a obra irá ocorrer, já pensando na infraestrutura, superestrutura, revestimento, cobertura, acabamentos e metais;
- Criar uma lista com todas as atividades a serem realizadas e outra lista todos os com materiais de construção;
- Analise as etapas e classifique os dependentes (que dependem de outras etapas para serem finalizadas), e independentes (que podem ser concluídas sem depender de outras finalizações);
- Tempo de cada etapa: é necessário estabelecer um tempo para a finalização de cada etapa, avaliando a obra, a quantidade de trabalhadores, produção da equipe e materiais. O tempo deve ser suficiente para que a tarefa seja concluída sem pressa e com eficiência.
- Possíveis condições adversas do clima também podem influenciar em atrasos na etapa da obra. Outras variações que também podem causar atrasos caso não sejam previstas, são a obtenção de licenças e alvarás, por isso a organização evita surpresas desagradáveis.
- Financeiro da obra: o cronograma financeiro precisa estar bem pontuado, estando atento aos custos da mão de obra, insumos, encargos, ferramentas e possíveis gastos extras com materiais que possam vir a faltar.
Exemplo de Cronograma de obras:
Seu cronograma deverá conter o detalhamento das atividades listadas, mas é importante entender que falhas no cronograma podem ocorrer, mas devemos ficar atentos para que sejam corrigidas, minimizando os impactos.
Esperamos que todos tenham gostado do texto e os ajudem na elaboração do planejamento de suas obras. Fiquem atentos aos próximos textos!