Na hora de construir ou reformar sempre aparece a dúvida de quais materiais utilizar no acabamento da obra. Atualmente o mercado de construção oferece variedades de marcas de produtos com semelhantes funções. Dentre esses materiais temos a massa corrida e o gesso, que tem acabamento parecido e geram mais dúvidas. Mas, qual dos dois devemos utilizar em nossa obra?
Ambos têm a mesma função e são utilizados para nivelar ou preencher imperfeições nas paredes e tetos que com apenas a pintura ficam evidentes e necessitam desse toque de acabamento. Vamos conferir um pouco mais sobre a aplicação desses materiais.
Massa corrida
Sua aplicação é feita com uma espátula, deixando uma fina camada que posteriormente será lixada, nivelando toda a parede.
A massa corrida é recomendada se você estiver construindo ou reformando, estando sua parede no reboco, tem mais resistência a lugares úmidos, como cozinha, banheiro e áreas de trabalho. Sua aplicação corrige imperfeições, consumindo menos tinta na hora de pintar e garantindo um acabamento satisfatório.
O tempo de secagem da massa corrida dura de duas a três horas, tendo que ser cumprido antes de aplicar outra demão, caso esse tempo não seja respeitado seu acabamento poderá ser prejudicado. Após secar por vinte e quatro horas o processo de lixar pode ser iniciado.
A massa corrida é perfeita e garante ambientes livres de imperfeições, tendo ótimo acabamento estético e atemporal em suas paredes, além de proteção contra infiltrações.
Gesso
Comparado a massa corrida o gesso seca mais rápido, não precisando ser selado e seu custo-benefício é melhor, sendo possível aplicar direto no concreto. O uso do gesso não é recomendado em áreas de umidade, como banheiros, cozinha e áreas de serviço, onde seja exposto a água.
Hora de lixar! Após o gesso estar completamente seco use uma lixa 120 ou mais fina, deixando o espaço nivelado. Remova toda a poeira causada pelo primeiro lixamento utilizando uma vassoura ou aspirador de pó.
Uma das vantagens de usar o gesso está em sua aplicação, sendo simples e colocada em apenas uma única camada, e tem alta durabilidade e resistência. Sua aderência completa ocorre dentro de apenas sete dias, mas não esqueça de aplicar um selador para gesso como primeira demão, ele é indicado para paredes de ambientes internos.
Atualmente o gesso pode ser encontrado em quatro tipos:
- Gesso acartonado: Utilizado para a instalação de Drywall, sendo o mais requisitado nas construções.
- Gesso em pó: Sendo utilizado para pequenos reparos, preenchendo buracos e rachaduras.
- Gesso em placas: São pequenas placas de dimensões que podem chegar a 60 cm x 60 cm, diferente do Drywall, que pode chegar a 240cm.
- Gesso em blocos: São blocos pré-moldados, apresentando uma superfície lisa, não necessitando de rebocos para ser finalizado.
Agora que explicamos a diferença entre massa corrida e gesso, você tem mais segurança para escolher o melhor para sua casa. Confira outros textos em nosso site e não perca outras dicas.
Boa obra a todos!