Ao longo dos anos vemos a construção através da história, monumentos que foram criados a décadas se apresentam ainda hoje com beleza e sofisticação, personificando os espaços, trazendo vida e história na atualidade. Marcado por sua beleza e estilo Art Decó o arranha céu Empire State Building, de 102 andares foi grande marco na década de 30. Teve o recorde de edifício mais alto do mundo por aproximadamente 40 anos, atualmente nos Estados Unidos é o quinto maior arranha-céu e o 31° no mundo.
Tendo um custo de aproximadamente 40.942,900 está ele, localizado no centro de Manhattan, Nova York, na Quinta venida. Sua altura do telhado é de 381 metros e com sua torre chega a 443 de altura. No ano de 2010 o edifício passou por uma reforma de 550 milhões de dólares, destinando parte desse valor para transformar o edifício em uma estrutura de energia sustentável e eficiente.
História da Construção
O local da construção pertencia a John Thompson, que antigamente era uma fazenda, em meados do século XVIII, sendo depois uma mansão e por fim um Hotel Waldorf Astoria, que foi vendido em 1928, para ser construído o edifício. Na mesma época havia uma corrida na cidade, com o objetivo de construir o maior prédio do mundo, que tornou a construção do Empire State Building tão rápida.
Deu-se início as escavações em janeiro de 1930, mas a obra em si começou em março, contando com a mão de obra de 3.400 trabalhadores e sendo finalizada em 1° maio de 1931, atingindo o tempo recorde de 1 ano e 45 dias. A abertura do Empire State Building coincidiu com a grande depressão, gerando resultados ruins, pois muitos de seus escritórios não foram alugados.
O projeto foi criado por William F. Lamb e sua empresa, que em apenas duas semanas, usando como base o projeto do edifício Reynolds de Wiston-Salem, criou o design, sendo projetado de cima para baixo.
Em sua construção foram usadas 210 colunas de fundação e 50 mil vigas de aço montadas e revestidas, com tijolos, vidros e calcários.
Sua estrutura possui
- 102 andares, sendo o primeiro edifício do mundo com mais de 100 andares;
- 73 elevadores;
- Sua altura com a torre chega a 443 metros;
- Observatório no 86° andar.
Iluminação
O edifício possui iluminação, principalmente na torre que variam de cor de acordo com ocasiões especiais, como feriados (Natal) e depois da destruição da Torres do World Trade Center as luzes permaneceram acesas por meses nas cores vermelha, branca e azul.
O edifício ganhou mais fama pela participação no clássico filme King Kong, bem como em outras várias produções cinematográficas, se tornando símbolo da cidade e país.
Atualmente com 92 anos o Empire State Builging não apenas gerou lucros, fama, recordes, mas se tornou um marco na construção civil, expandindo novas ideias e criações, que até hoje inspiram gerações.
Esperamos que tenham gostado de nosso texto, fiquem atentos a mais curiosidades de construções que marcaram a história.
Boa obra a todos!