Search
Close this search box.

Quadro de distribuição e sua função

Com certeza você já se deparou com um quadro desses em sua casa, mas conhecer seu funcionamento, o porquê de ter ele e o que ele nos proporciona são curiosidades que só se apresentam quando resolvemos reformar ou construir, então vamos entender mais sobre o assunto.

A segurança e o bom funcionamento de sua rede elétrica proporcionam ao morador o máximo de conforto em seu lar, evitando surpresas desagradáveis, por isso, sendo ele uma das principais necessidades de uma residência queremos te apresentar aos principais tipos de quadro de distribuição.

Vamos conferir tudo o que você precisa saber sobre esse quadro, também conhecido como painel elétrico, caixa de fusíveis, quadro de luz ou quadro de disjuntor.

Mas o que é um quadro de distribuição e para que serve?

Quadro de distribuição é um equipamento obrigatório em toda a instalação elétrica, que precisa ser montado por um profissional especializado e que o arquiteto conheça os principais elementos do quadro.

Sua instalação deve ser feita em um local de fácil acesso e visibilidade, onde o morador possa chegar rápido a ele.

São diferentes tipos de quadro de distribuição, mas geralmente é feito de PVC, usado em residências ou a versão metálica, usada em grande edificações e fábricas, ambas têm a função de repartir a alimentação de uma residência ou empresa por toda instalação elétrica. É no quadro que fica todo o cabeamento da instalação elétrica, fazendo a distribuição da energia entre os circuitos de iluminação, tomadas, demais cargas, tendo um principal que é responsável por receber a energia que vem da rua.

Através de um ramal de entrada, que é protegido por um disjuntor geral ele recebe a energia e faz a distribuição entre diversos disjuntores, que repartirão entre os circuitos.

Função dos disjuntores

Cada quadro de distribuição possui uma quantidade de disjuntores que irão depender da necessidade residencial, esses dispositivos protegem a instalação elétrica contra curtos-circuitos ou sobrecargas. A função deles é interromper de imediato qualquer excesso de carga, evitando danos e até incêndios.

Os quadros também são responsáveis por dispositivos de proteção da instalação elétrica:

  • Disjuntores: previnem curtos-circuitos e sobrecargas;
  • DR (Diferencial residual): responsável por proteger contrafugas de correntes elétricas, mais conhecido como choques elétricos e incêndios;
  • DPS (dispositivo de proteção contra surtos): protege equipamentos e máquinas contra possíveis surtos elétricos, como quando há queda de energia, liga/desliga de máquinas, ou até mesmo se a rede for atingida por um raio.

Tipos de quadro de distribuição

Basicamente são dois tipos, sendo o primeiro modelo embutido na parede, se fazendo necessário a instalação durante a construção. Este modelo é o mais comum nas residências e pode ser facilmente integrado ao seu espaço e passar despercebido para as visitas, deixando o espaço mais sofisticado, como vemos na imagem abaixo.

No segundo tipo vemos o quadro sobreposto na parede, sendo mais usado em empresas, fabricas, onde se faz útil e necessário ser exposto. O quadro deve ter identificação e visibilidade, sendo do conhecimento de todos do local.

Agora que aprendemos mais sobre o quadro de destruição e para que ele serve, você já pode iniciar sua obra, e não esqueça de ficar atento a mais textos como esse, aqui no nosso site.

Boa obra a todos!