Um mausoléu situado em Agra, na Índia, construído entre 1632 e 1653 é uma obra feita em mármore branco, que exibe pedras semipreciosas, como o lápis-lazúli e sua cúpula costurada com fios de ouro. Essa construção monumental feita a pedido do imperador Shah Jahan é uma homenagem a sua esposa favorita, a quem ele chamava de Mumtaz Mahal (A joia do palácio). Ela faleceu após dar à luz ao seu 14° filho, e sobre o local de seu túmulo foi construído o Taj Mahal, considerado a maior prova de amor do mundo.
Arjumand Bano Begum, princesa persa muçulmana, que ao se casar com o quinto imperador mogol, Shah Jahan passou a ser conhecida como Mumtaz Mahal.
Taj Mahal
O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes, ficando situado junto ao rio Yamuna. Suas estruturas formais e decorativas são as principais características do mausoléu.
Construção:
- Pináculo: remate ornamentado das cúpulas;
- Decorações de lótus: esculpido nas cúpulas;
- Amrud: cúpula em formato de cebola, característica da arquitetura islâmica;
- Tambor: servindo de apoio e transição está a base cilíndrica da cúpula;
- Guldasta: agulha decorativa fixa que está no rebordo das balaustradas;
- Chattri: é a galeria de colunas e cúpula;
- Cenefas: são painéis esculpidos sobre as arcadas;
- Arcadas: portais de entrada;
- Dados: painéis da fachada frontal do edifício.
O projeto inspirou-se em uma série de edifícios mogóis, como a tumba de Itmad-Ud-Daulah. Cerca de 20 mil homens, de cidades do Oriente foram trazidos para a construção do suntuoso monumento, a princípio era habitual ter construções com o uso da pedra vermelha, mas o imperador promoveu o uso do mármore branco com pedras semipreciosas. Os principais artesões indianos, escultores e decoradores especializados na arquitetura mogol foram trazidos para a construção do mausoléu.
Elementos Arquitetônicos:
- Portal de acesso;
- Tumbas secundárias;
- Pátios;
- Pátio principal;
- Forte de acesso;
- Jabaz;
- Mesquita;
- Mausoléu;
- Minaretes;
Todo complexo se encontra rodeado de jardins, incluindo canteiros de flores, caminhos elevados, fontes, avenidas de árvores, pilares que refletem a imagem do edifício na água e cursos de água. O mausoléu de mármore branco ainda que não se localize no centro do conjunto são como a maioria dos edifícios funerários mogóis de origem persa. A tumba de Mumtaz Mahal se encontra sobre um pedestal quadrado e as demais tumbas reais estão num nível inferior. As paredes baixas do templo funerário mostram baixos relevos de flores e vegetais, polidos para ressaltar o requinte do trabalho.
A superfície do complexo foi toda ornamentada com as mais belas decorações exteriores mogóis de qualquer época. Os elementos decorativos pertencem a três categorias (caligrafia, elementos geométricos abstratos e motivos vegetais), lembrando que a religião islâmica proíbe representações da figura humana. As decorações foram executadas em três técnicas: Pintura ou estuque aplicado sobre as paredes, incrustação de pedras e esculturas. Passagens do Corão foram utilizadas em todo complexo, como elementos decorativos, sendo feitas com quartzo opaco, sobre os painéis de mármore branco.
Processo de construção
A construção se deu com a fundação do mausoléu, escavando-se aproximadamente 12000m² reduzindo o risco de infiltrações do rio e quase 15 metros sobre o nível da ribeira.
O transporte do mármore e materiais se deu através de uma rampa de terra, de Agra até o local da edificação. De acordo com os registros da época para transportar os grandes blocos foram utilizados carros de vinte ou trinta bois.
A sequência construtiva se deu nas seguintes etapas:
- Base ou pedestal;
- Mausoléu e sua cúpula;
- Os quatro minaretes;
- Mesquita e o Jawab;
- Forte de acesso.
A construção do pedestal e mausoléu duraram doze anos e as demais partes do complexo mais doze, sendo construído por etapas. Em 1643 o mausoléu em si havia sido completado, mas o trabalho no resto do complexo continuou até 1653.
O mármore na história
Desde muito cedo o mármore esteve presente em grandes construções, sua riqueza de pequenos detalhes exibe requinte e elegância. Até os dias atuais podemos ver grandes e pequenas obras, de diferentes cores e formas, sendo talhado e esculpido, gerando formas e dando vida aos espaços.
Esperamos que tenham gostado de nosso conteúdo, fiquem atentos ao nosso site para mais textos como esse.
Boa obra a todos!