No processo de reforma da cozinha, a escolha de revestimentos para a bancada pode ser um desafio e tanto, são inúmeras opções disponíveis no mercado. É nesse momento em que surgem as dúvidas, mas como escolher o que melhor combina com a minha cozinha? Qual o melhor revestimento? Alguns nomes conhecidos como granito e mármore, acabam sendo as primeiras opções. Mas antes de começarmos nosso texto já adiantamentos que não existe revestimento perfeito, apenas o ideal para a sua realidade. Além da estética, quando o assunto é necessário levar em consideração a resistência do material escolhido, então vamos conhecer algumas opções disponíveis.
Granito
Vamos iniciar falando sobre o granito que é uma pedra natural e é a mais utilizada em bancadas por ser muito resistente a desgastes, riscos e impactos. Apresenta baixa porosidade, ou seja, pode ser utilizada tranquilamente próximo à cuba da cozinha além da qualidade e o preço mais acessível, o material costuma ter o melhor custo-benefício. Outras dicas que valem a pena ser destacadas são que as cores mais claras que tendem a ser mais porosas, favorecendo o aparecimento de manchas, então o classificamos o granito de cor escura mais favorável por não apresentar manchas. Existem muitas opções de cores e acabamentos, que vão do cinza andorinha ao verde do granito Ubatuba que chega à tonalidade do preto. O acabamento polido tem sido favorito no mercado pois muitos têm preferido o apicoado, que traz um tom sofisticado ao ambiente.
Mármore
O mármore é uma outra opção de roca natural, o mais poroso entre os materiais, não sendo muito indicado para bancadas de cozinha. Ele já foi bastante utilizado neste contexto, mas acabou sendo substituído. Sua aparência mais homogênea que o granito, com veios expostos, lhe conferem um ar elegante, deixando o ambiente sofisticado. Alguns fatores que lhe desqualificam são causados pela umidade, alimentos com cores fortes como a beterraba também podem causar um verdadeiro estrago no mármore.
É recomendado apenas para cozinhas que tem pouquíssimo ou em bancadas de refeições, que não envolvem o preparo dos alimentos ou a lavagem de louças.
Nanoglass
Para aqueles que buscam uma bancada branquinha e sem imperfeições, recomenda-se o Nanoglass, sendo um material indicado. Sua composição é de cristais de vidro e pó de mármore e, graças à nanotecnologia, foi possível eliminar as bolhas de ar formadas no processo de fabricação do Marmoglass, criando uma superfície homogênea.
Uma de suas qualidades é baixa absorção de líquidos e alta resistência a desgastes e riscos, porém sua estrutura não suporta temperaturas altas, então, nada de colocar a panela sobre a bancada, podendo manchar ou até rachar.
Caesarstone
O Caesarstone é revestimento composto de quartzo e polímeros, podendo ser encontrado em 48 cores diferentes como opção de acabamento, o que atrai muitos arquitetos e engenheiros. Apresenta baixa absorção de líquidos, alta resistência a riscos e desgastes, mas não suporta panelas quentes.
Seu diferencial está na garantia que o fabricante oferece, sendo dez anos, um atrativo para o mercado.
Silestone
É um composto feito de quartzo natural e resina de poliéster. Suas as principais vantagens estão a baixíssima absorção de líquidos e a alta resistência a desgastes, riscos e impactos. Ainda possui propriedade antibacteriana graças aos íons de prata na composição, que tornam o material super higiênico.
Em contrapartida, as resinas tornam o material pouco resistente a recipientes quentes em sua superfície, por isso se optar por esse material lembre sempre de tomar cuidado com panelas e objetos e quentes em sua superfície.
Cimento queimado
O cimento queimado está em alta, porém não é exatamente indicada para bancadas de cozinha. Tendo superfícies contínuas e acabamento adaptável, o material permite o recorte para cuba e fogão cooktop, mas precisa ser impermeabilizado para o uso em bancadas, já que é muito poroso.
Apresentamos algumas opções de revestimento para sua bancada e esperamos ter contribuído com sua pesquisa. Agora é só escolher um modelo que mais combine com sua cozinha para complementar, com muito estilo e modernidade a decoração do seu espaço. Lembre-se de procurar um profissional para te ajudar e contratar uma mão-de-obra especializada para fazer a instalação. Aproveite e veja mais ideias como essa em nosso site.
Boa obra a todos!