Durante uma reforma, quem nunca pensou em inovar com uma textura moderna e marcante? Bom, se você já pensou nisso, com certeza precisa cogitar o grafiato como uma opção!
Vamos entender melhor o que é esse tipo de textura:
Basicamente, o grafiato é uma textura, mas é bom lembrá-los que nem toda textura é grafiato. Explicaremos: a textura por si só, é uma técnica que abrange vários tipos de aplicações artísticas que utilizam massa ou tinta, que podem ser figuras em espiral ou alto-relevo, por exemplo. Já no caso da textura específica que estamos tratando aqui, é apenas aquela que deixa “ranhuras”, que podem ser feitas na vertical ou horizontal.
E você pode se perguntar “quais são as vantagens do grafiato”, bom, vamos conferir:
Elas trazem uma personalidade para a sua decoração, o grafiato também traz alguns benefícios como uma maior resistência e durabilidade das paredes.
Devido esta textura adicionar uma espécie de camada extra, que somente a tinta não proporcionaria, a técnica ajuda a proteger contra umidade e o calor.
E em quais ambientes é mais recomendada a aplicação?
O primeiro ponto que devemos ressaltar é o de que não existem restrições, porém, para se aproveitar o potencial máximo do efeito, sugerimos que escolham cores que contrastem com o restante do ambiente. Se todas as paredes têm um tom escuro, por exemplo, vale a pena fazer o grafiato em uma cor mais clara para ajudar a destacar.
Também é importante lembrar que não é bom exagerar na dose do grafiato pelo espaço, já que ele tem um peso estético maior. Outro ponto sobre o grafiato é que ele tem preços variados no mercado, a depender das dimensões do local, da qualidade dos materiais usados e da mão de obra. Nós sugerimos que você faça um orçamento de forma rápida e eficiente, verificando todas as opções e as referências dos profissionais que farão o trabalho para você.
Por fim, deixaremos uma lista de quais são os materiais que geralmente são utilizados em uma obra como essa:
- lixa grossa para parede;
- fita crepe;
- massa para grafiato;
- desempenadeira de plástico;
- plástico ou papelão;
- trincha;
- espátula de aço;
- primer acrílico;
- ferramenta risca fácil;
- balde grande;
- mexedor.
Bom, agora que apresentamos o grafiato para você, esperamos que faça uma obra e que inovem em suas decorações. Boa obra a todos!