Search
Close this search box.

Coberturas de vidro x policarbonato

As coberturas são excelentes opções para lugares onde se deseja aproveitar a luz solar, ter a sensação de ar livre e ainda se proteger da chuva em dias fechados. No entanto, é preciso ter atenção ao escolher o material para a cobertura. Neste texto, mostraremos dois dos materiais mais comuns: vidro e policarbonato.

Vidro: O vidro é fabricado basicamente pelo derretimento de areia e alguns componentes que aumentam sua resistência. Porém, devido ao seu peso elevado, é necessário reforçar a estrutura durante a instalação na cobertura. Além disso, seu formato não pode ser alterado durante a instalação, tornando necessário conferir previamente o tamanho da cobertura e encontrar o vidro com medidas adequadas. Sua vantagem é que possui melhor resistência a abrasão, sofrendo menos danos durante procedimentos de limpeza, e mantém sua durabilidade e transparência com o tempo. No entanto, dependendo do tipo de vidro, ele pode não ser muito resistente a impactos.

Policarbonato: O policarbonato é composto por uma resina produzida a partir da reação química entre ácido carbônico e bisfenol. Em comparação com o vidro, a resistência a impactos do policarbonato é superior, sendo recomendado para locais que ficam embaixo de árvores. Além disso, ele é mais leve, podendo ser colocado em uma estrutura menos resistente e, consequentemente, mais barata. Suas desvantagens incluem a dilatação térmica, que pode causar deformações, e o fato de que sua transparência pode se tornar opaca com o tempo.

Agora, com base nas informações apresentadas, é possível escolher o melhor material para a sua cobertura. Esperamos ter ajudado!