Imagem: PhotoFires / Shutterstock.com
A Torre de Pisa, mundialmente famosa por sua inclinação única, é um ícone arquitetônico situado na cidade italiana de Pisa. Construída em três fases ao longo de dois séculos, de 1173 a 1372, a torre inicialmente destinava-se a ser um campanário para a catedral próxima.
O design peculiar da Torre de Pisa pode ser atribuído a uma fundação instável construída em solo argiloso, que começou a ceder durante a construção da terceira camada do edifício. A inclinação gradual, que se tornou mais aparente com o tempo, resultou em uma torre que se inclina acentuadamente para o lado.
A torre atingiu uma altura de 55 metros e conta com oito andares. Seu arquiteto original, Diotisalvi, iniciou o projeto, mas a construção foi interrompida várias vezes devido a conflitos políticos e, posteriormente, por períodos de peste. Giovanni di Simone continuou a construção em 1272, adicionando três andares para compensar a inclinação.
Apesar de suas peculiaridades estruturais, a Torre de Pisa tornou-se um símbolo duradouro da arquitetura italiana e uma das atrações turísticas mais reconhecíveis do mundo. Em 1987, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O trabalho de preservação contínuo tem sido realizado para garantir que essa maravilha arquitetônica permaneça inclinada, mas segura, para as gerações futuras.