A missão do nosso portal é auxiliar aqueles que estão ou querem construir e reformar seu tão sonhado imóvel. E queremos ser úteis a todos! Por isso, dedicaremos alguns artigos voltados para pessoas que escolheram, foram forçados ou estão querendo por qualquer outro motivo ter um apartamento como moradia.
Pensando nisso, antes de qualquer coisa, o que vale mais a pena: comprar ou alugar um apartamento?
No Brasil, detém uma cultura, talvez construída pela geração passada, de que todos devem ter sua casa própria. Quem nunca ouviu o avô dizendo: “tem que trabalhar meu filho, para comprar sua casinha logo e ficar tranquilo” ou aquela tia que comenta: “a fulana vai casar e você sabe né, quem casa quer casa, por isso ela e o noivo já estão correndo atrás de um apartamento”. Em síntese, a ideia de ter a própria propriedade é muito forte.
Não queremos condenar esse pensamento dos mais experientes, pois de fato ter algo próprio tem suas vantagens, traz estabilidade, segurança e até uma certa tranquilidade. Portanto, há outras formas de analisar os fatos antes de comprar um imóvel.
Muitas pessoas se arriscam no financiamento e sabemos que economicamente essa é a pior opção, pois durante o pagamento das prestações o imóvel não é seu, é do banco e ainda ao término do pagamento colocando todas as despesas no papel você acaba por pagar mais que o dobro do valor real do apartamento.
De fato, em relação ao financiamento, o aluguel é mais rentável, pois a depender do valor das parcelas, você conseguiria pagar um aluguel e investir os excedentes, com isso, em poucos anos você sairia do Aluguel, em bem menos anos o seu apartamento de fato seria seu e ainda pagando a vista.
Há pessoas que possuem o valor total para comprar um apartamento, mas preferem viver no aluguel também, pois não pensam em ficar durante muito tempo em um único lugar, são pessoas que gostam de encarar novas aventuras e se arriscar em novos desafios, normalmente são os mais jovens ou pessoas com uma excelente condição de vida.
A questão é, quando pensamos em comprar ou alugar um apartamento, não podemos analisar apenas de maneira racional, vai variar de pessoas para pessoas, de situação em situação. A análise tem que levar em consideração qual é seu momento de vida, quais são as suas condições. O que de fato não vale a pena em quase nenhum cenário é o financiamento, mas muitas vezes é a única opção.
Contudo, o que recomendamos é: não seja impulsivo, evite agir apenas pela emoção, não desconsidere as variantes como local, bairro, condomínio e não haja apenas pensando economicamente, busque sempre o equilíbrio entre razão e emoção e sempre visando seu bem-estar e de seus familiares.