Se você já fez ou acompanhou uma obra, uma das coisas que mais dá dor de cabeça é estourar o orçamento. Durante a construção surgem inúmeros contratempos que o dono da obra gasta mais do que imaginou ou se planejou e aquilo que é para ser bom e saudável, se torna frustração.
Tentando amenizar essa situação, o portal do construtor trará algumas dicas para lhe ajudar a encarar e evitar prejuízos na sua obra.
A primeira coisa que deve ser feita é: planejamento da ordem dos serviços. Uma das coisa que mais gasta é falta de organização. Busque saber o passo a passo de cada tarefa a ser realizada. Por exemplo, quando está sendo feita a estrutura da sua obra, não se pode esquecer da parte elétrica e hidráulica, para que ao chegar o momento de passar a fiação e os canos não tenha que quebrar o que está feito e gastar mais com material para refazer. Essa organização evita desperdício de material, atraso na obra, tempo dos funcionários e consequentemente gastos desnecessários.
Em paralelo a isso temos outra dica. Mediante o planejamento da ordem dos serviços, esteja atento aos serviços que podem ser realizados simultaneamente, isso acelera sua obra e você ganha tempo. Com isso você garante o período e estará claro o tempo que cada serviço será realizado.
Há algo fundamental nessa organização, que é o planejamento de gastos. Isto é, se o responsável da obra sabe que em determinado momento da obra, o dono terá um gasto maior, é de muita valia que este por sua vez saiba com antecedência, assim evitando surpresas e garantindo uma organização financeira.
Contudo, observamos neste artigo que no fundo o segredo para evitar prejuízos em uma obra é planejamento, porém mais que isso, cumprir o planejamento. Deste modo, é importante a colaboração de todas as partes envolvidas, sejam construtores, profissionais e até mesmo do dono da obra.