Já ouvimos falar muito sobre o termo Alvenaria, mas vocês sabem dizer o que ela é? A Alvenaria se trata de um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas coladas por uma argamassa, formando assim um elemento vertical.
Sua função é a de resistir aos impactos, vedar espaços, fornecer proteção acústica e também térmica aos ambientes, dentre outras opções.
Um detalhe importante, existem alguns tipos de Alvenarias! Elas podem ser divididas entre a Alvenaria estrutural e a Alvenaria de vedação (que é a mais comum). A diferença crucial entre elas é que a Alvenaria estrutural, como já diz seu nome, possui uma função estrutural, quer dizer que a mesma dispensa o uso de vigas e pilares em suas obras. Já no caso da Alvenaria de vedação sua função é a de vedar os vãos das paredes, vamos conferir mais sobre as duas:
Alvenaria Estrutural: No caso da Alvenaria estrutural, ela trata de um sistema construtivo que possui como função a junção da estrutura e da vedação em uma edificação. Pode ser feita com blocos cerâmicos, de concreto, sílico-calcário, dentre outros materiais, porém, todos específicos para este fim.
Alvenaria de Vedação: Já na Alvenaria de vedação, sua função única é de vedar e separar ambientes. Neste caso, se faz necessário o uso de estruturas, como por exemplo, vigas e pilares de concreto armado ou estruturas metálicas para que haja a sustentação da edificação.
Como pudemos ver, tanto com a Alvenaria estrutural, quanto com a convencional, é possível executar nossas obras com uma excelente qualidade! Mas lembre-se de avaliar os recursos e consultar o profissional que estará à frente do projeto.