Quando pensamos em um sistema de abastecimento, distribuição de água e fluidos, logo imaginamos canos de vários tamanhos e formas que estejam alojados sob o piso ou paredes, mas entender esse sistema é crucial, pois, assim sua obra será bem-sucedida.
Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto apresentando tudo que você precisa saber!
Como funciona o Sistema Hidráulico?
Vamos iniciar explicando o que é a hidráulica:
A hidráulica é um estudo das propriedades sobre os fluentes e de como eles funcionam através de transmissão de energia. É uma ciência que estuda o comportamento destes fluidos e suas características para que estejam em movimento e repouso. O sistema hidráulico na construção trata-se de um subsistema que faz a captação dos mesmos, armazenando e os transportando separadamente.
A hidráulica, mantem pressão igual nos lados de entrada e saída, proporcionando alta precisão e força, além de controlar a velocidade do sistema. Essas instalações, válvulas, bombas e registros, que abastecem e escoam distribuindo com perfeição. Dentro desse subsistema existem instalações de água quente, fria, de águas pluviais, esgoto e redes para incêndios.
Agora que entendemos sua importância e papel para o abastecimento de água, higiene e saúde de sua casa vamos falar sobre o mal planejamento dentro de um imóvel.
Planejamento do Sistema Hidráulico
Como peça fundamental de sua obra o sistema hidráulico deve ser bem projetado, pois, sua má instalação poderá acarretar vazamentos, fluxos descontínuos, poucos pontos de água, desabastecimentos e problemas com esgoto que são prejudiciais à saúde.
Uma planta hidráulica deve conter especificações de tudo que envolva água como pias, ralos, tanque, chuveiro e demais ambientes que tenham água. Um bom profissional irá definir toda parte técnica, e devido à complexidade, não é recomendado economizar para que suas conexões de tubos sejam seguras.
Após a construção pronta, conte com uma mão de obra especializada a fim de evitar possíveis danos e reparos no sistema.
Instalações de água fria e quente
Fria: Devem ser projetadas de forma que evitem problemas de corrosão ou degradação do sistema, sendo três instalações de água de rede:
- Direta – Estando apenas ligada à rede pública de abastecimento;
- Indireta – Ligado ao próprio reservatório de água;
- Mista – Estando ligada à rede direta e indireta.
Quente: Estão geralmente nas partes do imóvel que levam água aquecida, como cozinhas e banheiros.
Esgoto sanitário: A água que saí de uma residência tem destino à rede coletora pública, mas se estiver em uma região que ela não exista, terá que ter em seu imóvel sua própria unidade de tratamento. Em prédios, elas se encontram em ramais dentro dos apartamentos que são como tubulações, encaminhando ao sistema coletivo.
Águas pluviais: São instalações que captam a água da chuva, sendo composta de calhas, grelhas, rufos, aproveitando essa água para ser utilizada.
A instalação hidráulica de seu imóvel requer um profissional especializado no assunto, que possa executar o projeto sem falhas.
Esperamos ter contribuído com nossas informações e se quiser aprender mais sobre obras e reformas fiquem atentos aos nossos conteúdos. Boa obra a todos!