Search
Close this search box.

Concreto reciclado e suas vantagens

Se você está iniciando sua obra ou está no meio dela, preste muita atenção à essa dica que queremos te sugerir.

O concreto tradicional vem sendo substituído pelo Concreto Reciclado, sendo uma opção mais sustentável, que contribui com o meio ambiente. Sua composição é basicamente de materiais reaproveitados.

Uma reforma ou planejamento de uma grande obra exige que nosso orçamento fique estabelecido em aproximadamente um valor, porém, no decorrer da empreitada, pode se haver imprevistos e é claro que, evitar desperdícios e despesas extras é importante, e por que não incluir em seu orçamento um concreto sustentável, que irá valorizar seu imóvel e que não prejudicará o meio ambiente? Sendo assim, vamos falar sobre a economia e sustentabilidade que o concreto reciclado nos oferece.

Sustentabilidade

Grandes empresas de construção civil, cada vez mais têm se preocupado com a preservação do meio ambiente, dando preferência na utilização de processos e produtos sustentáveis e no descarte apropriado de materiais de obras. O concreto é um dos materiais que mais gera impacto ambiental, sendo preciso ser devidamente dispensado. Após o descarregamento do concreto, parte dele fica impregnada no interior da betoneira, esse volume residual é devolvido à concreteira, mas o que fazer com esse resto de concreto ou entulho? É neste momento que ao pesquisarmos, descobrimos que todo esse material pode ser reciclado. Praticamente todos os tipos de concreto podem ser reutilizados, como por exemplo, o concreto fresco e o endurecido, com exceção dos concretos especiais, como o pigmentado. Umas das vantagens ambientais é que a reciclagem traz benefícios econômicos para as empresas, reduzindo os custos de produção.

Reciclagem

O material é recolhido e agrupado, o concreto é quebrado por meio do uso de técnicas convencionais, utilizando britadeiras ou bolas de demolição, em um maquinário especial os pedaços maiores se desfazem até que fiquem parecidos com uma grossa areia. No processo de reciclagem do concreto endurecido, utiliza-se um britador especial para essa finalidade, as sobras de concreto endurecido, ou mais conhecido como agregado reciclado, serão triturados.  Ele será misturado ao agregado de concreto virgem, posteriormente já podendo ser utilizado para canteiro de obras.

O concreto fresco tem dois meios para ser reciclado, sendo o primeiro feito com um aditivo estabilizador, que mantém o concreto hidratado e fresco por mais tempo. No segundo processo, envolve equipamentos mecânicos (recicladores) e a lavagem forçada do material, que separa o cimento dos agregados, este processo de reciclagem é conhecido como agregado recuperado.

Vantagens do concreto reciclado

  • É mais forte e mais leve do que o agregado de concreto virgem;
  • Os seus projetos podem contar com a redução de custos e ainda, causar um menor impacto ambiental;
  • É um produto que se assemelha ao original, mas com um custo inferior;
  • Produção e transporte de matéria-prima e redução de entulho;
  • O concreto reciclado além de seguro tem tido ampla indicação de uso, por tratar-se de um material que é reaproveitado;
  • Pode ser utilizado em pavimentação, confecção de argamassas, estradas, preenchimento de vazios e valas.

Ainda são poucas as construtoras que aderiram ao material reciclado, apenas uma em cada cinco obras no Brasil reciclam seus resíduos. O objetivo desse projeto é trazer uma nova opção para execução de tarefas, com materiais que seriam descartados e não reutilizados, tendo ecologicamente uma obra mais sustentável.

Se gostou do nosso conteúdo fique atento a mais textos.

Boa obra a todos!