O que dizer desse belíssimo cartão postal, que a gerações encanta amantes, construtores e pessoas que sonham em um dia visitar Paris e conhecer a tão famosa Torre Eiffel?
Localizada em Paris, na França e levando o nome do engenheiro Gustave Eiffel, ergueu-se no céu de Paris no fim do século XIX, tendo 135 anos, sua criação se deu na ocasião do centenário da Revolução Francesa. Através de um grande concurso que havia sido organizado, cujo tema era a possibilidade de erguer sobre o Campo de Marte uma torre de ferro, que sua base fosse quadrada, com 125 metros de largura e 300 metros de altura.
Foram apresentados 107 projetos, e o de Gustave Eiffel foi o escolhido. Em sua equipe estavam Maurice Koechlin e Emile Nouguier, como engenheiros, e Stephen Sauvestre, como arquiteto.
Na época, surgiram numerosas pessoas que consideraram a Torre como uma ameaça à estética da cidade, criando uma carta de Protesto dos Artistas contra a Torre do Sr. Eiffel. Os trabalhos continuaram mesmo com os protestos e duraram 2 anos e se desenrolando em 3 etapas. Assim que as fundações foram construídas iniciou a construção do primeiro andar, terminado em 1° de abril de 1888. A construção do segundo andar, terminando em 14 de agosto de 1888, e por fim, a montagem definitiva até o topo da torre em 31 de março de 1889, quando o monumento foi inaugurado.
Gustave Eiffel subiu 1710 degraus da torre, que nesta época tinha 312 metros de altura, para colocar no seu topo a bandeira tricolor.
O projeto virou realidade, e estava previsto que o direito de exploração ligado à convenção para a construção da torre durasse 20 anos, sendo que ao final deste período, a torre deveria ser destruída, porém a torre obteve um imenso sucesso na Exposição Universal com 2 milhões de visitantes que vieram de diversos lugares para conhecê-la. Foi nessa época que se tornou símbolo da potência industrial francesa.
Gustave Eiffel ainda tem um papel determinante para que a torre não fosse destruída se empenhando para provar a utilidade científica da torre. Tempos depois a torre teve sua utilização como antena de rádio, utilizada inicialmente para as comunicações militares e tendo sua utilidade na Primeira Guerra Mundial.
Estrutura da Tore Eiffel
Sua estrutura é de treliça de ferro forjado, sendo apelidada de “Dama de Ferro” a torre tem 330 metros de altura, sendo a estrutura mais alta de Paris. Sua base é quadrada, medindo 125 metros de cada lado. Cada sapata da torre foi ancorada à pedra por um par de parafusos de 10 cm de diâmetro e 7,5 m de comprimento. As fundações foram concluídas em 30 de junho e a construção da ferragem começou.
A Torre Eiffel pesa cerca de 7.300 toneladas e a adição de elevadores, lojas e antenas elevou o peso total para aproximadamente 10.100 toneladas.
Foi a primeira estrutura do mundo a ultrapassar a marca dos 200 e 300 metros de altura graças à adição de uma antena de transmissão no topo da torre em 1957, agora ela é 5,2 metros mais alta que o Edifício Chrysler.
Quem visita a torre tem acesso a três andares que são liberados para visitantes, com restaurantes no primeiro e segundo níveis. A plataforma superior do andar superior fica a 276 m acima do solo – o deck de observação mais alto acessível ao público na União Europeia.
Existem dois meios para subir na torre, por escadas ou elevador para o primeiro e segundo andares, sendo do nível do solo para o primeiro andar mais de 300 degraus, assim como a subida do primeiro nível para o segundo mais 600 degraus. Embora haja uma escada para o primeiro andar, geralmente ele é acessível apenas por elevador.
Paris a cidade do amor
O romantismo não é a única explicação para Paris ser considerada a cidade do amor, muitos fatores influenciaram criando um clima romântico dentro da cidade, desde a luzes, os vários monumentos, restaurantes, a Torre Eiffel e jardins dão um encanto especial à cidade das luzes. A cidade é uma construção social que foi sendo alimentada ao longo de décadas e que sempre se renova.
Não temos dúvidas que Paris é uma cidade perfeita para uma viagem, e que a Torre Eiffel como seu cartão postal ficará eternamente em suas lembranças, por isso se tiver uma oportunidade vá conhecê-la.
Bom, esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo, para acompanhar mais textos como esse, não se esqueça de visitar nosso site, nossas redes sociais e curtir nossos textos. Uma boa obra a todos!