Quer dar um charme especial em sua casa usando uma iluminação que personalize seus cômodos? Sim? Então, nesse texto vamos falar sobre espaços com iluminações que irão proporcionar ambientes mais aconchegantes, com requinte e sofisticação!
O acabamento da obra é a etapa na qual o imóvel começa a receber os preparativos para ser finalizado, a iluminação é um dos pontos chaves de todo projeto e muitos acabam esquecendo que a iluminação adequada de um espaço pode dar vida ou pode apagar a beleza do ambiente. Iluminar um imóvel não se resume apenas na escolha de uma lâmpada mais forte ou mais fraca e sim onde ela estará localizada, qual o seu modelo e como posso valorizar determinados espaços apenas usando o poder de uma lâmpada.
Então fiquem atentos a essas dicas:
Tipos de Iluminação
Iluminação direta
Como o próprio nome já diz, é aquela iluminação que tem o foco direcionado diretamente para uma superfície ou para um objeto específico e há muitas formas de usar esse estilo de iluminação em sua sala. Essa opção de iluminação tem como objetivo destacar algum espaço específico, como um quadro, um vaso de planta, uma escultura, ou até mesmo usar a iluminação direta para dar foco a uma poltrona para leitura, garantindo assim um espaço mais confortável para leitura. Outra ideia muito utilizada é usar a iluminação direta para sala de estar, podendo ser feita com luminárias pendentes, arandelas e/ou, um abajur.
Iluminação indireta
Na iluminação indireta um fluxo de luz rebate sobre uma superfície e se espalha pelo espaço decorado, sendo que em projetos de iluminação de sala de estar é muito usada através de sancas de gesso, em escadas, com espelhos e até mesmo com rasgos decorativos na parede. Uma vantagem da luz indireta na sala de estar é que o espaço fica mais intimista, garantindo ainda mais sensação de bem-estar e acolhimento de seu espaço.
Iluminação difusa
É aquela iluminação geral do ambiente de maneira homogênea e sem criar contraste. A maioria das casas ainda utilizam a iluminação difusa, feita com lâmpadas no teto que podem tanto estar distribuídas pelo ambiente, sendo comum em projetos de iluminação em salas de estar e jantar integradas, como também pode estar centralizada, ideal para o projeto de iluminação sala de estar pequena.
Iluminação decorativa
É aquela onde o projeto terá o foco principal mais voltado para o objeto usado para iluminar. Nesse tipo de iluminação é interessante utilizar lustres, arandelas e luminárias que vão contribuir para uma decoração especial e personalizada, lembrando que é preciso que esses itens de iluminação se harmonizem com o estilo do ambiente.
Iluminação natural
Falar sobre uma sala de estar bem iluminada não é apenas se referir a um projeto com luminárias, lustres, abajures e fitas de LED, mas saber que o ambiente possui luz própria e valorizar o que se tem de melhor no seu espaço, ou seja, a iluminação natural. Devemos lembrar iluminação natural também precisa ser controlada, por isso utilizamos cortinas, pois apesar de deixar os espaços mais bonitos e confortáveis, a luz do sol pode ser prejudicial e acabar danificando móveis, livros, quadros e até mesmo alguns equipamentos.
Ambientes
Para uma sala de estar e demais cômodos de sua casa temos diversos tipos de iluminações diferentes onde cada uma contribui para um ponto específico do seu ambiente. Desde uma sala de estar pequena a uma sala grande deve ser pensada não apenas em um espaço bonito, mas também aconchegante e funcional, que se adeque as demais decorações. Outro aspecto importante a ser levado em consideração sobre a iluminação tanto da sala de estar ou de outros cômodos são as cores escolhidas para a decoração do ambiente, bem como os revestimentos e móveis, lembrando que superfícies claras ajudam na claridade dos espaços, o que é muito interessante se você deseja clarear seu espaço, enquanto as cores escuras acabam absorvendo mais a luz.
Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo, para mais textos como esse fiquem atentos ao nosso site.
Boa obra a todos!