Search
Close this search box.

Painel Ripado – Uma nova tendência

Decorar e inovar novos espaços é algo que não saí de moda, principalmente quando queremos criar um ambiente mais charmoso. Queremos te apresentar essa nova tendência. Você sabe o que é um painel ripado?

Esse novo elemento vem trazendo charme na decoração de espaços como, salas de TV e escritórios, em paredes ou divisórias de cômodos. Esse novo decorativo feito com ripas de maneira, é simples e, ao mesmo tempo, requintado. Vamos conferir nessa matéria algumas dicas inspiradoras de como fazer o seu próprio painel em casa. A madeira ripada tem sido bastante utilizada e um dos principais motivos para ela ter se tornado uma queridinha no projeto de interiores está na beleza de sua característica atemporal, permitindo vários desenhos, e versatilidade, obtendo uma diversidade de cores, a depender do tom da madeira.

Planejar reformas e decorar exige de nós conhecimento, para melhor escolher as opções, por isso se você está pensando em trazer mais estilo e personalidade ao seu imóvel, não deixe de ler esse conteúdo. Vamos conferir e se inspirar em alguns desses diversos projetos.

O que é painel ripado?

Basicamente, é um painel cuja estrutura é formada por tiras de madeira estreita e comprida, pregadas a distância pequena entre uma e outra.

Pode ser aplicado em ambientes internos e externos, revestindo paredes, ou até mesmo fazer parte da composição de um móvel. Outra opção é ser usado como divisória de ambientes integrados.

Tipos de madeira para painel ripado

  • Freijó;
  • Cumaru;
  • Imbuia.

Algumas dessas opções de madeiras naturais e nobres são usadas na criação do painel ripado o que pode tornar o custo do projeto mais caro. A madeira natural é o material que garante o melhor resultado para um painel ripado.  Madeira mais avermelhadas, como o Ipê e o Mogno, quase não são usadas hoje em dia. As opções para aqueles que buscam uma alternativa mais econômica podem optar pelo painel ripado mdf.

Há muitas variações no mercado referente ao desenho do painel ripado. Os diferentes tipos de madeira escolhidos, desde a largura da ripa e sua largura do friso, espaçando as madeiras pregadas.  Naturalmente as maiorias das pessoas optam por deixar o painel ripado na cor da madeira, mas há outras tendências onde as pessoas pintam de acordo com a coloração do ambiente.

Dicas

  • Fique atento ao tamanho do friso das ripas, pois os frisos finos e fundos são difíceis de limpar e pode acumular bichinhos.
  • As ripas são geralmente integradas de forma funcional no ambiente, para esconder elementos estruturais, cabos e instalações indesejadas, objetos e móveis, para moradores que não gostem de muita decoração, entre outras funções.
  • Além dos projetos de interiores, as ripas também ganharam destaque na arquitetura de fachadas.
  • É uma opção usar a madeira ripada em um ambiente de cozinha e lavanderia integradas, deixando a cozinha exposta, enquanto a lavanderia fica escondida pelas ripas.

A madeira de tom neutro é sempre uma excelente opção, pois está sempre na moda e combina com muitos estilos diferentes.

Esperamos que tenham gostado de nosso conteúdo, para mais textos e dicas de como você pode decorar e inovar seus ambientes fiquem atentos ao nosso site.

Boa obra a todos!